Atualize seu navegador!
Auxílio ao Estagiários de Serviço Social

                     3.- Programa  “ Apoio ao Estagiário de

                                   Serviço Social”

3.1  OBJETIVO

 

Estabelecer parcerias  de trabalho junto as Faculdades da nossa comunidade, proporcionando ao estudante de Serviço Social a sua inserção  na prática profissional a participação em situações reais de vida e trabalho do seu meio,sob responsabilidade e  coordenação da Instituição de Ensino (Decreto nº 87.497/82, art. 2º).

 

 3.2 JUSTIFICATIVA

 Cumprir  o código de ética e atender a demanda de campo de estagio

 muito carente em nossa  Comunidade onde contamos com  05 Faculdades de Serviço Social.

- Zelar pelos princípios éticos e normativos do Serviço Social expressos no Código de Ética Profissional do Assistente Social, observando seus direitos e deveres, bem como mantendo o sigilo e a ética profissional referente aos diversos assuntos de competência técnica, em profissionais em formação.

 

3.2    PRINCIPIOS NORTEADORES

 

O ESTÁGIO é apreendido como uma importante atividade que os alunos devem realizar durante o período de sua graduação, uma vez que corresponde à primeira aproximação com os campos de prática do Assistente Social. Esse entendimento, por sua vez, está atrelado à necessidade de desenvolvimento de uma mentalidade crítica e analítica das oportunidades e dos problemas que norteiam a sociedade e as organizações. A finalidade do Estágio, como expressa a legislação vigente, busca: ”Propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem e ser planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares,conforme consta no enunciado da Lei nº 6.494, de 07/12/77, e da Lei nº 8859, de 23 de março de 1994.Como prática de estágio, o aluno tende a desenvolver melhor as atividades exigidas na vida profissional, pois o Estágio proporciona aos estudantes oportunidades de correlação do conhecimento com a prática, facilitando o processo de atualização dos conteúdos disciplinares, incentivando o desenvolvimento das potencialidades individuais e promovendo a integração escola –instituição - comunidade.

 

3.3    PÚBLICO ALVO

Alunos das Faculdades conveniadas com a Instituição

Faculdades Doctum, Unipac  e Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri.

 

3.4 PROCEDIMENTOS TECNICO OPERATIVOS

      Os procedimentos técnico operativos  serão  de acordo ao estabelecido

      no convenio e projeto pedagógico assinado  com  cada Instituição  APAE 

      de Teófilo Otoni e Faculdade

 

3.4    METAS

·        Atender a demanda de estagiários  das três faculdades respeitando o espaço físico e o numero de profissionais da Instituição.

·        Ofertar um estágio de qualidade para  os alunos.

·        Trabalhar de forma conjunta para  coleta de dados para futura pesquisa no campo do  Serviço Social e as Deficiências

 

 3.5    AVALIAÇÃO

 

Deverá ser realizada de acordo as normas de cada Instituição de Ensino.

quanto aos conteúdos e carga horária.